A entrega de prémios do concurso “Os Três Melhores do Festival”, que distinguiu os três melhores do Festival e atribuiu distinções a outros seis restaurantes numa análise Value for Money (relação qualidade/preço), foi o auge da cerimónia de encerramento do Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro.

Galardoado com um dos prémios do Concurso “Os Três Melhores do Festival”, o Restaurante Castas e Pratos, no Peso da Régua, recebeu na manhã da passada sexta-feira, 13 de março, a Cerimónia Oficial de Encerramento do 6º Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro 2014.

Os anfitriões, Edgar Gouveia e Manuel Osório – proprietários do espaço e empreendedores por natureza, lançaram um conceito inovador e diferenciado adaptando e reconstruindo os velhos e abandonados armazéns da CP num espaço luxuoso e acolhedor, preservando no entanto as características originais do espaço. 

 



Da carta do Restaurante, recheada de apetitosas entradas frias e quentes, pratos de peixe, carne e vegetariano, salientam-se os pratos que encantaram os jurados do concurso e que, entre outros critérios de avaliação, lhes valeu a distinção obtida. A escolha do Chefe de Cozinha, Tiago Moutinho, cativou com uma entrada de cogumelos recheados com alheira e couve troncha, espargos verdes e presunto. O peixe rei foi o bacalhau com cebolada e molho de ovo, pó de azeitona, ovo recheado e couve troncha. O prato de carne servido foi Naco de vitela com abacaxi em rum e puré de batata-doce. Como sobremesa, a cozinha do anfitrião, mimou os jurados com Sabores de Outono - chutney de abóbora, pudim de castanha, gelado de maçã, romã, amêndoas e nozes.

 

Na cerimónia estiveram presentes a organização do festival, HTDOURO, os parceiros do evento, Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte, representada pelo seu Presidente, Dr. Melchior Moreira, Câmara Municipal de Lamego, representada pela Vereadora da Cultura, Educação e Desporto, Dr.ª Andrea Santiago, Escola de Hotelaria e Turismo Douro/Lamego, representada pelo seu Diretor, Dr. Paulo Vaz, Douro Alliance, representada pelo Eng.º Ricardo Martins, três elementos do júri do concurso - Dr. Paulo Sá Machado - gastrónomo e apreciador da gastronomia tradicional portuguesa, Padre Areias – Mestre em Ciências Religiosas e Capelão na UTAD e Luís Mendonça – Diretor da Universidade FM, Câmara Municipal de Tabuaço, representada pelo seu Presidente, Eng.º Carlos Carvalho, Câmara Municipal do Peso da Régua, representada pelo Vereador do Turismo, Eng.º Mário Mesquita Montes, e ainda os proprietários dos restaurantes premiados na sexta edição do festival.
Iniciou a cerimónia o Diretor Executivo do Festival, Eng.º Rui Fraga, agradecendo às entidades, parceiros, jurados e unidades de restauração a presença naquele momento, que veio encerrar a 6ª edição do certame, procedendo de imediato à entrega oficial dos certificados de seleção e participação aos restaurantes Sonho e Casa Nuno, ambos do concelho de Lamego. 


Rui Fraga, reconhecendo que a sexta edição do festival foi marcada pelos impulsos de “um júri híper competente que nos desafiou a ir mais longe”, estimulou os representantes do júri e entidades oficiais presentes a entregar as distinções obtidas pelos restaurantes que, não atingindo em pleno o conceito do concurso, se assemelharam aos galardoados com o prémio do concurso “Os Três Melhores do Festival”.


A Tasquinha do Matias em Tarouca, distinguida pela Originalidade, recebeu os certificados das mãos do Padre Areias, que agradeceu o convite da HTDOURO e a oportunidade para disfrutar da boa gastronomia e vinhos da região duriense que tão bem sabe acolher, confessando que “todos os restaurantes honraram a gastronomia típica de cada concelho”.


Paulo Sá Machado, um dos elementos do júri, em estreia nestas lides na região do Douro, entregou a distinção pela Tradição à Adega Matos, em Lamego e confidenciou ter ficado encantado com o nível demonstrado nos restaurantes que avaliou.
A TasKaZita em Lamego, distinguida pela Inovação demonstrada na participação no concurso, recebeu o certificado de Andrea Santiago, vereadora da Câmara Municipal de Lamego, dizendo que o papel do município é e vai continuar a ser o de apoiar e incentivar estas iniciativas, demonstrando ainda a sua satisfação “pelo reconhecimento verificado com a atribuição de distinções a dois restaurantes do concelho de Lamego”.


Carlos Carvalho, Presidente do município de Tabuaço, na posse da palavra após a entrega da Menção Honrosa ao Restaurante Tachinho da Té – Tabuaço, agradeceu e incentivou a organização para a continuidade do Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro e enaltecendo “a iniciativa da HTDOURO por insistir e persistir na continuidade desta dinâmica de divulgação da região, da gastronomia e dos produtos regionais”. Reportando-se à sazonalidade característica da região do Douro, Carlos Carvalho frisou que “se torna difícil, numa época fora do pico do turismo (maio a outubro), dar continuidade à promoção e divulgação e que esta iniciativa potencia que mais pessoas visitem os nossos territórios” reforçou a sua posição assumindo que “como obrigação de um município do Douro, o município de Tabuaço continuará a dar o seu apoio a esta e outras iniciativas que a HTDOURO apresente e desenvolva, uma vez que quanto mais abertos formos a estas iniciativas, mais redes e mais escalas conseguimos criar, fortalecendo e incentivando sinergias a curto prazo.” Carlos Carvalho felicitou todos os restaurantes presentes, especialmente os dois restaurantes distinguidos do seu concelho, Tábua D´aço e Tachinho da Té, que “têm levado o nome de Tabuaço mais longe”.
Mário Mesquita Montes, durante a entrega da Menção de Honra ao Coa Museu em Vila Nova de Foz Côa, homenageou os elementos do júri pela “provação violenta a que foram sujeitos em tão curto espaço de tempo” e felicitou a HTDOURO, entidade organizadora do festival, “pela resiliência e capacidade de apostar na continuidade deste festival” referindo que “a aposta foi feita, está a ser ganha, e trará frutos no futuro”. O representante do município do Peso da Régua reforçou que o nosso território tem muita coisa para ser trazida ao conhecimento do público e que iniciativas como o Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro servem, entre outros, para “demonstrar a qualidade da gastronomia, dos vinhos e do acolhimento da região”.
A entrega do prémio “Os Três Melhores do Festival” ao anfitrião, Restaurante Castas e Pratos, coube ao Presidente da HTDOURO, José António Fernandes, que após agradecer aos restaurantes o facto de se deslocarem aquela cerimónia às 11h00 demonstrando a dedicação daqueles ao festival, felicitou o galardoado pelo “serviço de excelência que ombreia com qualquer outro a nível nacional”.


O presidente da HTDOURO demonstrou a sua preocupação pelas dificuldades que o sector da restauração está a atravessar, referindo que durante os 30 dias do decurso do festival, os restaurantes estavam “motivados” mas que a falta de apoios é muito sentida no sector. Durante a sua intervenção, José António Fernandes, agradeceu a presença do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, Melchior Moreira, e lançou-lhe um desafio “para que a próxima edição do festival tenha uma maior envolvência daquela entidade, a nível de apoios e promoção, de modo a dar-lhe mais visibilidade e uma dinâmica profissional” justificando que “precisamos de ter mais apoios, é preciso agarrar neste projeto e elevar o festival a nível nacional e internacional, precisamos de dar um salto qualitativo com uma estratégia de promoção e divulgação”.


José António Fernandes demonstrou o apreço pelas entidades ali presentes, reconhecendo o apoio, logístico e financeiro, sem os quais não seria possível realizar um evento desta envergadura. Agradeceu à Câmara Municipal de Lamego “pela boa vontade deste que é o maior patrocinador da HTDOURO e que tem disponibilizado verbas para apoiar diversas iniciativas de carácter regional tais como este evento”, à Douro Alliance pelo seu carácter ativo “na promoção turística na região”, à Escola de Hotelaria e Turismo do Douro Lamego, pela partilha de know-how, pela qualidade e excelência na formação de profissionais que estão, inovadoramente, a transformar as cozinhas durienses e do mundo e à Câmara Municipal de Tabuaço “o empenho e disponibilidade para as nossas iniciativas, valorizando-as na região”.


Durante a cerimónia, o Presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte, Melchior Moreira, após cumprimentar e agradecer à organização a sua dedicação e paixão pelo Douro e pelo turismo na região, congratulou as entidades da restauração ali presentes revelando que “o crescimento que o turismo tem tido em termas nacionais, principalmente na região do Porto e Norte, se deve em grande nível ao esforço que o sector privado tem tido”. Dirigindo-se aos empresários presentes, Melchior Moreira acrescentou “ Esse esforço é vosso, neste que é um momento de dificuldade acrescida para o sector”. Melchior Moreira, conhecedor das dificuldades que o sector atravessa, reforçou a posição da entidade que preside revelando que o sector tem de estar unido “temos de ser concorrenciais, a nível interno e externo e temos de o ser combatendo o flagelo da taxa do IVA na restauração”. O responsável máximo da Turismo do Porto e Norte referiu ainda “temos um território fantástico, com muitos prémios internacionais, é preciso uma estratégia que envolva toda a região e todas as entidades privadas dos diferentes setores, de forma a potenciarmos uma oferta integrada no Douro”. Divulgou ainda, em primeira mão, o esforço que a Porto e Norte tem desenvolvido com a CP e a REFER no sentido de dotar a região do Douro com novas composições, climatizadas, para, ao longo do ano, atrair turistas do Porto até ao Douro. Melchior Moreira aproveitou o momento para convidar os restaurantes selecionados do festival para “integrarem este projeto e fazerem a apresentação da sua gastronomia e vinhos nas novas composições, que estão a ser preparadas para o efeito”.


Em resposta ao desafio lançado pelo Presidente da HTDOURO, Melchior Moreira assumiu o compromisso de continuar a apoiar estas iniciativas e continuar a apostar na gastronomia e vinhos, demonstrando assim a sua disponibilidade e empenho na promoção do território no mercado interno e internacional.


Rui Fraga encerrou a cerimónia agradecendo ao responsável da Turismo do Porto e Norte a partilha da análise e perspetiva da região, reforçando que a sazonalidade terá de ser combatida com o envolvimento de todo o tecido empresarial. Revelou ainda que, os “Três Melhores do Festival” reconhecidos no âmbito da participação no concurso do festival foram galardoados “nos seus próprios espaços”, para que em cada momento, cada um deles obtivesse o impacto, reconhecimento, promoção e divulgação lembrando que “os outros dois restaurantes galardoados com este prémio: o Restaurante O Barão, Pousada Barão de Forrester em Alijó e Restaurante Tábua D´aço em Tabuaço, acolheram a organização e parceiros nos passados dias 24 e 27 de fevereiro respetivamente”.
A HTDOURO agradeceu o apoio indispensável de parceiros e investidores da Região que se aliaram a esta iniciativa de promoção e divulgação da gastronomia e vinhos do Douro, tais como a Câmara Municipal de Lamego, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, a Douro Alliance, a Escola de Hotelaria e Turismo Douro/Lamego, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, a Caixa Agrícola Beira Douro, os Lacticínios do Paiva, a Raposeira, a Soltagiga e a Murganheira.

Maria João Monteiro

Últimas Notícias

Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro

A HTDOURO, Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro, é uma entidade com 15 anos de existência, com um elenco diretivo multidisciplinar que se vocaciona para uma ação direta no terreno, reforçando o empenho das Instituições suas parceiras bem como dos seus Associados.

hot clinicNos últimos anos, fruto de um esforço de profissionalização, agregou na sua estrutura diretiva pessoas com fortes desempenhos profissionais nas áreas do Ensino, Economia, Gestão, Turismo, Enologia, Cultura, Marketing, Tecnologias entre outras.

Estabeleceu ainda parcerias dinâmicas com algumas reputadas Instituições da região e fora desta.

 

Ler mais...




Contactos

mapLargo dos Bancos
Edif. do Turismo do Douro
               5100 - 099 Lamego

map(+351) 254 688 433