O concurso Os Três Melhores do Festival” realizado no âmbito do 6º Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro, decorrido em novembro último, distingue os três melhores restaurantes do Festival numa análise Value for Money (relação qualidade/preço).

A Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro - HTDOURO, entidade organizadora do Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro, deslocou-se no passado dia 27 de fevereiro ao concelho de Tabuaço para a entrega do Prémio ao Restaurante Tábua D´aço em Tabuaço.

O Restaurante Tábua D'aço acolheu a organização do Festival – HTDOURO, os parceiros do evento - Escola de Hotelaria e Turismo Douro/Lamego, representada pelo Dr. Miguel Duarte; um dos elementos do júri do concurso, Luís Mendonça – Diretor da Universidade FM, o Presidente do Município de Tabuaço, Eng.º Carlos Carvalho, e ainda diversos amigos do proprietário, aos quais ofereceu um magnífico banquete de degustação.





Iniciou a cerimónia o Diretor Executivo do Festival, Eng.º Rui Fraga, agradecendo ao Restaurante Tábua D´aço pela sua sexta participação no festival e felicitando-o pela distinção obtida. Rui Fraga recordou que os restaurantes selecionados para a sexta edição do festival foram avaliados de antemão por critérios pré-definidos: o Ambiente e Instalações (condições de higiene, ambiente e organização); o Atendimento ao Cliente (acolhimento e simpatia desde a receção à despedida); a Gastronomia/Vinhos e o Conhecimento da Região, lembrando que a aposta no concurso “incentiva os participantes, ano após ano, a continuar a fazer mais e melhor”. Valida a sua opinião pelo facto de se ter verificado na sexta edição do festival que os participantes “elevaram a um nível superior a oferta gastronómica com a Excelência, a Genuinidade e o Requinte da Gastronomia e Vinhos”.



Carlos Carvalho, Presidente do município de Tabuaço, agradeceu à organização pela continuidade do Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro que, tendo em conta a sazonalidade turística, “permite criar mais um polo motivador para que as pessoas venham, quer do estrangeiro quer de dentro do nosso país, ao nosso território, aos nossos concelhos para nos visitar e degustar as maravilhosas iguarias que aqui existem”, reforçou ainda a importância do festival para que “os nossos restaurantes possam mostrar a qualidade que lhes permite chegar ao reconhecimento através da sua participação e atribuição de prémios”. O Presidente do município felicitou o Restaurante Tábua D´aço e a toda a sua equipa pelo “excelente trabalho que tem desenvolvido e que tem levado o nome de Tabuaço mais longe”.

Luís Mendonça, um dos elementos do júri que durante o festival fez um périplo pelos restaurantes que se sujeitaram a avaliação, referiu ter ficado muito bem impressionado com a sua estreia como jurado de um concurso que envolve a gastronomia da região, reforçando que a participação de restaurantes em concelhos distintos do Douro, lhe permitiu reconhecer que “todos os participante se esforçaram pela promoção da gastronomia típica de cada concelho”.
A carta do Restaurante Tabua D'aço, situado na vila de Tabuaço, na margem esquerda do Rio Douro, dispõe de uma excelente gastronomia, com pratos típicos da região e ainda uma variedade de pratos de origem Austríaca, Italiana, Asiática e Espanhola, preparados com o esplendor e a magnifica arte de bem cozinhar do conhecido e reconhecido Chefe Thomas Egger.

Thomas Egger, no seu inconfundível sotaque austríaco, agradeceu o prémio recebido e assegurou que o mesmo é o “reconhecimento do trabalho da equipa do Tábua D´aço” referindo ainda que aos seus clientes tem para oferecer “boa comida, bons vinhos e a melhor paisagem da região”. Acerca dos pratos apresentados ao júri para degustação e avaliação no concurso, o Chefe Thomas Egger revelou ter preparado “Uma travessa de enchidos e queijo Paiva, azeitonas, azeite, pão regional e bôla acompanhados de um estufado de cogumelos selvagens, bacon, morcela e azeitonas sobre pão torrado com azeite”. Como prato de carne serviu uma Alheira de Lamego e de peixe o seu tradicional Bacalhau na telha. Para a sobremesa, o chefe elegeu o seu “Apfelstrudell com maçãs de Armamar”.
Thomas Egger nasceu na Áustria em Tirol, em 1975. Apaixonou-se por Portugal e pela portuguesa Maria de Fátima Egger com quem casou no ano 2000. Com uma vasta experiência adquirida em várias cozinhas internacionais, foi em Tabuaço que decidiu estabelecer a sua paixão pela cozinha, inaugurando em 2003 o Restaurante Tabua D´aço. É com uma equipa de excelência que chefia a cozinha do restaurante ora premiado. Com um extenso currículo a nível nacional e internacional, é participante assíduo em vários programas televisivos da RTP, SIC Internacional e Porto Canal. As suas raízes austríacas levaram-no a organizar a Semana Tirolesa, sucesso a que já nos habituamos anualmente na última semana de novembro.
Considerando-se um duriense de alma o coração, o empreendedorismo marca a personalidade deste austríaco através da implementação de novos projetos de produtos de excelência tais como a produção de azeite extra virgem e azeite biológico, no ano 2013. Com a marca Chefe Thomas Egger. Mais recentemente, em 2014, aventurou-se pelo mundo dos Vinhos Verdes e lança o seu primeiro vinho verde, dando assim continuidade à marca Thomas Egger. 


Maria de Fátima Egger, a responsável pela ligação do tirolês a Portugal, garante que atualmente não poderia viver noutra região que não a das suas raízes onde “rios, montanhas e vales são a essência deste concelho rico em contrastes entre os tons verde e amarelo da vinha e os azuis da água e do céu”. Chefe de sala do restaurante e única responsável pelas sobremesas do restaurante, Maria de Fátima, garante que quem visita Tabuaço, concelho voltado para o Rio Douro, “pode desfrutar de uma paisagem notável e repousante marcada por aldeias típicas e numerosos vestígios de um riquíssimo património arqueológico”. Referiu ainda a sua gratidão não só pelo prémio obtido mas principalmente “aos nossos clientes, que são o principal motivo de orgulho do trabalho que desenvolvemos”.
Rui Fraga informou ainda que a cerimónia de encerramento do festival e entrega do prémio ao restante vencedor realizar-se-á pelas 11h00 do próximo dia 13 de março, no Restaurante Castas e Pratos sito na Rua José Vasques Osório no Peso da Régua, um dos vencedores do concurso, a quem será entregue o prémio “Os Três Melhores do Festival”. Adiantando que “na mesma cerimónia estarão presentes os 35 restaurantes que participaram no festival” para receberem os certificados de seleção e participação, revelou ainda que serão ainda entregues certificados de distinção a 6 restaurantes que, “não atingindo em pleno o conceito do festival, se assemelharam aos vencedores e que também eles honraram a Gastronomia e os Vinhos da região duriense” (Adega Matos, Coa Museu, Tachinho da Té, Tasquinha do Matias, TasKaZita e Toca da Raposa).


A HTDOURO agradece o apoio indispensável de parceiros e investidores da Região que se aliaram a esta iniciativa de promoção e divulgação da gastronomia e vinhos do Douro, sem os quais, financeira e logisticamente, não poderia levar a cabo um evento desta natureza, tais como a Câmara Municipal de Lamego, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, a Douro Alliance, a Escola de Hotelaria e Turismo Douro/Lamego, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, a Caixa Agrícola Beira Douro, os Lacticínios do Paiva, a Raposeira, a Soltagiga e a Murganheira.

Maria João Monteiro

Últimas Notícias

Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro

A HTDOURO, Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro, é uma entidade com 15 anos de existência, com um elenco diretivo multidisciplinar que se vocaciona para uma ação direta no terreno, reforçando o empenho das Instituições suas parceiras bem como dos seus Associados.

hot clinicNos últimos anos, fruto de um esforço de profissionalização, agregou na sua estrutura diretiva pessoas com fortes desempenhos profissionais nas áreas do Ensino, Economia, Gestão, Turismo, Enologia, Cultura, Marketing, Tecnologias entre outras.

Estabeleceu ainda parcerias dinâmicas com algumas reputadas Instituições da região e fora desta.

 

Ler mais...




Contactos

mapLargo dos Bancos
Edif. do Turismo do Douro
               5100 - 099 Lamego

map(+351) 254 688 433