A HTDOURO – Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro destacou-se, no passado dia 23 de outubro, durante o “Dia Oficial do Turismo do Porto e Norte de Portugal” no 34º. Festival Nacional de Gastronomia com a apresentação oficial do seu “6º Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro” no átrio central da emblemática Casa do Campino em Santarém.

O Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro vem, ano após ano, divulgar a gastronomia e vinhos da região do Douro, tentando contrariar a sazonalidade da região, estimulando as gentes locais e atraindo turistas nacionais e estrangeiros. A HTDOURO tem-se destacado assim, pelo desafio constante que apresenta aos seus associados em elevar a qualidade da oferta gastronómica na totalidade dos concelhos do Douro e a importância do Património e Cultura da região.

Naquele que é considerado o maior e mais importante evento nacional dedicado à gastronomia portuguesa, a Direção da HTDOURO, representada por 4 dos seus elementos, José António Fernandes, Rui Fraga, Maria Fátima Barroso e Isabel Agarez, apresentou o modelo do Festival e surpreendeu os presentes com a numerosa comitiva que levou ao evento.

O Diretor Executivo do Festival, Rui Fraga, salientou a necessidade de Projetar o Douro, nacional e internacionalmente. Referiu ainda que a participação dos 35 Restaurantes Selecionados para o Festival, permitirá não só que os visitantes conheçam a gastronomia tradicional duriense, mas também que descubram a riqueza cultural e patrimonial da região considerada Património Mundial pela Unesco.

José António Fernandes, Presidente da HTDOURO, frisou que a gastronomia regional passa, como não poderia deixar de ser, pela herança cultural dos petiscos típicos, revelando assim o móbil para selecionar nesta edição do Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro algumas da “tasquinhas e casas de Pasto” que integram a “Rota das Tascas do Douro” onde, entre refeições, se mantém e renova a tradição dos famosos petiscos e vinhos. Agradeceu ainda o apoio de parceiros, investidores da Região e entidades que se aliaram a esta iniciativa, sem os quais, financeira e logisticamente, não poderia levar a cabo uma participação desta envergadura.

Além da apresentação do modelo da 6ª edição do festival, a decorrer de 1 a 30 de novembro, presenteou a organização, jornalistas, críticos e público presente com a Excelência, a Genuinidade e o Requinte da Gastronomia e Vinhos representativos da região duriense.

No certame foram realizadas ações gastronómicas e de animação para promover a diversidade e riqueza do património DOURO, através da qualidade da produção regional, desde os queijos dos Lacticínios do Paiva, o fumeiro da Beira Lamego, as bôlas da aldeia da Pastelaria Nossa Senhora dos Remédios e como não poderia deixar de ser, para acompanhar a degustação a organização levou os Vinhos das Quintas do Convento São Pedro das Águias e Senhora do Convento. Para enriquecer a apresentação a animação foi promovida pelo Grupo de Cantares “Os Rabelos do Douro” de Fontelas – Peso da Régua, que levaram ao certame o seu vasto repertório trasmontano/duriense, perpetuado pelos trajes da Região e pelos seus instrumentos acústicos.

A HTDOURO conta com o apoio indispensável dos parceiros Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo Douro/Lamego e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, bem como parceiros Institucionais a Câmara Municipal de Lamego, a Douro Alliance, Caixa Agrícola Beira Douro e as Empresas Lacticínios do Paiva, Raposeira, Soltagiga e Murganheira.

 

Maria João Monteiro
 

 

Últimas Notícias

Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro

A HTDOURO, Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro, é uma entidade com 15 anos de existência, com um elenco diretivo multidisciplinar que se vocaciona para uma ação direta no terreno, reforçando o empenho das Instituições suas parceiras bem como dos seus Associados.

hot clinicNos últimos anos, fruto de um esforço de profissionalização, agregou na sua estrutura diretiva pessoas com fortes desempenhos profissionais nas áreas do Ensino, Economia, Gestão, Turismo, Enologia, Cultura, Marketing, Tecnologias entre outras.

Estabeleceu ainda parcerias dinâmicas com algumas reputadas Instituições da região e fora desta.

 

Ler mais...




Contactos

mapLargo dos Bancos
Edif. do Turismo do Douro
               5100 - 099 Lamego

map(+351) 254 688 433