01 a 30 NOV. '14
30 dias para degustar o Requinte da Gastronomia e Vinhos representativos da região duriense.

Depois de semanas de intensa preparação, está agendado para o próximo dia 1, o arranque do 6º Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro. Durante os 30 dias de novembro, os restaurantes selecionados estão preparados para demonstrar a qualidade da oferta gastronómica com a Excelência, a Genuinidade e o Requinte da Gastronomia e Vinhos a que a região duriense já se habituou.

A apresentação oficial da 6ª edição decorreu no dia 23 de outubro, no durante o “Dia Oficial do Turismo do Porto e Norte de Portugal”, no 34º. Festival Nacional de Gastronomia no átrio central da emblemática Casa do Campino em Santarém. Além da apresentação do modelo da 6ª edição do festival, a organização surpreendeu jornalistas, críticos e público presente com ações gastronómicas e de animação para promover a diversidade e riqueza do património DOURO, através da qualidade da produção regional.

Os 35 restaurantes selecionados, avaliados de antemão por critérios pré-definidos: o Ambiente e Instalações (condições de higiene, ambiente e organização); o Atendimento ao Cliente (acolhimento e simpatia desde a recepção à despedida); a Gastronomia/Vinhos e o Conhecimento da Região, vão garantir durante todo o tempo de duração do Festival uma oferta variada de pelo menos quatro Entradas; dois Pratos; quatro Sobremesas e um Pão regional. Nos Vinhos têm que garantir dois Aperitivos; dois Vinhos Branco DOC Douro (1 colheita e 1 reserva); dois Vinhos Tinto DOC Douro (um colheita e um reserva) e dois Digestivos (um Vinho do Porto e outro)».

Na 6ª edição, a organização volta a apostar no Concurso de “Os três melhores do Festival” com o objetivo de incentivar os participantes continuar a fazer mais e melhor. Os elementos do Júri, visitarão os restaurantes a concurso durante o certame e farão em cada um deles uma refeição. A apreciação assenta numa análise “Value For Money” em que a refeição será suportada pelo Restaurante, mas a respectiva factura é igualmente motivo de avaliação.

Nesta edição do Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro, a organização atribui valor à herança cultural dos petiscos típicos, revelando assim o móbil para selecionar nesta edição algumas da “tasquinhas e casas de Pasto” que integram a “Rota das Tascas do Douro” onde, entre refeições, se mantém e renova a tradição dos famosos petiscos e vinhos.

A HTDOURO conta com o apoio indispensável dos parceiros Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo Douro/Lamego e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, bem como parceiros Institucionais a Câmara Municipal de Lamego, a Douro Alliance, Caixa Agrícola Beira Douro e as Empresas Lacticínios do Paiva, Raposeira, Soltagiga e Murganheira.                                                                                                     

 

Os restaurantes selecionados são:

 A Tasquinha do Matias – “Rota das Tascas do Douro”
Adega Matos – “Rota das Tascas do Douro”
 Casa Nuno – “Rota das Tascas do Douro”
 Churrasqueira Bastos – “Rota das Tascas do Douro”
 Pacheca Hotel Eventos e Gourmet, Lda.
 Quinta de Fiães
 Restaurante A Companhia – Museu do Douro
 Restaurante A Toca da Raposa
 Restaurante A Viúva
 Restaurante AZDouro – Hotel Folgosa Douro
 Restaurante Cacho D´Oiro
Restaurante Castas & Pratos
 Restaurante Cêpa Torta
 Restaurante Coa Museu
 Restaurante das Piscinas
 Restaurante Douro à Vista
 Restaurante Douro In
 Restaurante Manjar do Douro
   Restaurante Novo
 Restaurante O Barão - Pousada Barão de Forrester
 Restaurante O Forno - Cozinha Regional
 Restaurante O Mateus
 Restaurante O Sonho
 Restaurante O Tachinho da Té
 Restaurante O Torrão
 Restaurante Quinta do Melião
 Restaurante Rio - Delfim Douro Hotel
 Restaurante SéCristia
 Restaurante Tábua d´Aço
 Restaurante Tasca dos Sabores
 Restaurante Terra de Montanha
 Restaurante Vindouro
 Restaurante Vista Alegre - Hotel Lamego
 Tasca da Quinta – “ Rota das Tascas do Douro”
TasKaZita – “Rota das Tascas do Douro”

Últimas Notícias

Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro

A HTDOURO, Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro, é uma entidade com 15 anos de existência, com um elenco diretivo multidisciplinar que se vocaciona para uma ação direta no terreno, reforçando o empenho das Instituições suas parceiras bem como dos seus Associados.

hot clinicNos últimos anos, fruto de um esforço de profissionalização, agregou na sua estrutura diretiva pessoas com fortes desempenhos profissionais nas áreas do Ensino, Economia, Gestão, Turismo, Enologia, Cultura, Marketing, Tecnologias entre outras.

Estabeleceu ainda parcerias dinâmicas com algumas reputadas Instituições da região e fora desta.

 

Ler mais...




Contactos

mapLargo dos Bancos
Edif. do Turismo do Douro
               5100 - 099 Lamego

map(+351) 254 688 433